O trabalho de.. Jones Griffiths

Nascido no País de Gales em 1936, Philip Jones Griffiths foi um dos mais talentosos fotojornalistas de todo o mundo.
Estudou farmacologia e ao mesmo tempo era fotógrafo em part-time do jornal ‘The Guardian’. Mais tarde, em 1961, tornou-se fotógrafo profissional e trabalhava para o ‘The Observer’, de Londres.

Foi nesta altura que desenvolveu os seus trabalhos mais importantes, uma vez que fez a cobertura da Guerra da Argélia, foi destacado para a África Central e para a Ásia, e, considerado por muitos como o seu melhor trabalho, fez a cobertura da Guerra do Vietname entre 1966 e 1971.

Após este último trabalho publicou o livro “Vietnam Inc.”, um retrato fiel da Guerra que causou um grande impacto e influenciou a opinião pública norte-americana face à Guerra do Vietname.

Em 1966 tornou-se membro da agência de fotógrafos Magnum, que mais tarde viria a presidenciar, e enquanto membro da agência trabalhou na Guerra de Yom Kippur, no Cambodja e na Tailândia.
Griffiths ficou conhecido pelos temas polémicos que se debruçava: o Budismo no Cambodja, as secas na Índia, a pobreza no Texas, e as situações do pós-guerra no Kuwait e no Vietname.

A 19 de Março do presente ano Jones Griffiths faleceu em sua casa. Para a posteridade fica o seu legado fotográfico, que pode ser visto em parte no sítio da agência Magnum.

~ por Moderador em Outubro 17, 2008.

Deixe um comentário