Protestos na Praça de Tiananmen (1989)

Os protestos da praça de Tiananmen consistiram numa série de manifestações entre 15 de Abril e 4 de Junho de 1989, lideradas por estudantes da República Popular da China.
Os manifestantes protestavam com o facto do Partido Comunista ser demasiado corrupto e repressivo. Para acabar com os protestos, o Governo Chinês decidiu recorrer à força, enviando tanques e infantaria à praça – acção essa que resultou num número de aproximadamente 800 mortos e 10000 feridos, segundo adiantou o New York Times.
O dia 4 de Junho foi o mais marcante do protesto, uma vez que um dos manifestantes arriscou a sua vida e foi deliberadamente para o centro da Praça com o objectivo de acabar com as acções de violência do Governo.
O “Homem-tanque” (como assim ficou conhecido o protagonista) não foi atropelado, porque o condutor do primeiro tanque – também ele numa acção de imensa coragem, desobedecendo às ordens do Governo, – desviou-se do manifestante e procurou seguir por outras direcções, embora o manifestante teimasse em seguir todas as direcções do tanque; chegou mesmo a subir ao topo do tanque e dizer algumas palavras ao condutor. O manifestante acabou por ser levado dali e não foi atropelado, embora se acredite que mais tarde tenha sido executado.

Esta fotografia, apelidada de “The Unknown Rebel”, é da autoria de Jeff Widener e venceu vários prémios por todo o mundo. Também uma fotografia semelhante a esta, tirada de uma altura superior e da autoria de Stuart Franklin, venceu vários prémios.

Anúncios

~ por Moderador em Outubro 9, 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: